Postagem em destaque

Eco Brinquedo: Jogo do Trânsito


Aprenda a fazer esse jogo utilizando material reciclável e ensine para suas crianças as regras básicas de segurança no trânsito, de maneira alegre e divertida.
Faixa etária: a partir de 7 anos.

A proposta é um jogo de tabuleiro gigante, onde as crianças brincarão com carrinhos confeccionados de tubo de papel higiênico e caixas de remédio que foram recicladas e reutilizadas nessa proposta diferente.





  • 1º Passo

Para fazer o tabuleiro do jogo você vai precisar de 25 embalagens de leite, que você deve lavar e secar antes de usar. Abra as caixas e deixe-as todos do mesmo tamanho.


  • 2º Passo
Separe também durex coloridos e fitas autocolantes, tubos de papel higiênico, tesoura e canetas para retroprojetor.



  • 3º Passo
Com papéis coloridos você deve fazer os sinais de trânsito que você quer trabalhar com seus alunos. Use as canetas para fazer os contornos.





Cole com a fita adesiva, uma caixa ao lado da outra formando o circuito do jogo. Em cada caixa você pode fazer duas casas. Para dividir as casas use durex colorido. Os números e as regras devem ser escritas com as canetas de retroprojetor.

Agora chegou a hora da criançada por a mão na massa e confeccionar seus carros. Esses das fotos foram feitos com rolo de papel higiênico e caixas de remédio encapados com papel colorido. As rodas são de tampas de garrafas de refrigerante. Embalagens de papelão podem ser usadas para fazer as rodas, janelas e outros detalhes que seus alunos desejarem fazer. Faça o dado usando seis caixas de leite agrupadas lado a lado e encapadas com papel colorido.

Como jogar:
  1. Cada aluno coloca seu carro no início do jogo.
  2. O primeiro participante joga o dado, o número que sair deve ser avançado por seu carro.
  3. As regras contidas em cada casa devem ser seguidas por seus participantes, antes de passar a vez para o próximo participante.
Professor: existem muitos modelos de jogos na internet para baixar, porém é importante que você os adapte ao conteúdo que quer trabalhar com seus alunos. O grande diferencial desse jogo é que as crianças não precisam brincar sentadas em suas cadeiras, muito pelo contrário pois essa proposta exige que a criança se movimente o tempo todo. Outra sugestão é que elas possam andar sobre o tabuleiro fazendo a vez dos carros. Certifique-se que as figuras estão bem coladas e peça que as crianças tirem os sapatos.


Comentários

  1. eu adorei,gostaria de ver ecobrinquedos que facilitem a aprendizagem com cauculos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

GOSTOU? O QUE MAIS VOCÊ GOSTARIA DE FAZER?
DEIXE AQUI SUAS SUGESTÕES PARA AS PRÓXIMAS POSTAGENS!!